Notícias

1 30/06/2016 00:23

150m³ de água estão sendo retirados diariamente de Canavieiras para complementar o abastecimento em Ilhéus.

Ao longo dos últimos dias, diversos caminhões pipa foram flagrados transportando água potável de Canavieiras para a cidade de Ilhéus, distante cerca de 120km.

Com a crise hídrica que se instalou em diversos municípios do sul da Bahia, a população de Canavieiras ficou receosa de que esse transporte poderia comprometer o abastecimento da população local.

Procurado pela equipe de jornalismo da RBR - Rede Baiana de Rádio, o engenheiro Danilo Gomes, chefe da regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), explicou com detalhes o procedimento adotado pela empresa.

De acordo com Danilo Gomes, diariamente, cerca de 150m³ de água potável estão sendo transportados, por meio de oito caminhões pipa, para a cidade de Ilhéus, que sofre com desabastecimento de água. Ainda segundo Danilo

Gomes, esse volume não compromete o abastecimento diário do município, já que trata-se de uma operação realizada de forma responsável.

Perguntado sobre os custos operacionais, Danilo respondeu que a EMBASA arca com todos os custos do procedimento, desde a captação, tratamento e transporte, sem ônus para a população local e para as pessoas que recebem a água no município vizinho.

Danilo Gomes ressaltou que Canavieiras está em situação confortável e privilegiada com relação a recursos hídricos, já que os mananciais existentes no município são suficientes para o abastecimento.

Segundo o chefe da regional da EMBASA, o sistema de bombeamento só é aproveitado durante 16 horas por dia e que o excedente acaba sendo lançado ao mar e, a cessão de água para Ilhéus, também contribui para o aproveitamento

dessa água que não seria utilizada.

Do ponto de vista jurídico, quando perguntado, Danilo explicou que nenhuma cláusula contratual impede que a EMBASA realize esse procedimento que, segundo ele, é uma prática comum em situações emergenciais, como a que a região enfrenta atualmente.

Danilo ainda reforçou que a prefeitura de Canavieiras se mostrou sensível com a situação vivida por Ilhéus e não se opôs ao procedimento, recomendando cautela e responsabilidade na retirada da água.

 O chefe da regional Itabuna da EMBASA, ainda destacou que um novo ponto de captação será instalado em Canavieiras, distante cerca de 26km do atual, como medida que visa evitar a captação de água salobra em períodos de maré alta, segundo ele, um estudo já foi realizado e o projeto já está em fase de orçamento.

 Em relação ao episódio ocorrido em Una, quando a população impediu que caminhões pipa retirasse água do município, o engenheiro destacou que já está em conversa com a prefeitura, câmara de vereadores e órgãos de fiscalização, no sentido de explicitar as práticas adotadas pela empresa e mostrar que Una não sofrerá com desabastecimento de água.

Danilo Gomes tranquilizou a população, reiterando o potencial hídrico de Canavieiras frente a outros municípios da região.

 

Anderson Souza

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.