Notícias

1 17/08/2022 14:57

Na tarde desta última terça - feira, moradores da Rua Rio de Janeiro, situada no bairro Alto da Bela Vista, entraram em contato com a nossa redação para relatar o problema de esgoto a céu aberto na localidade.

Segundo informações de um dos denunciantes, o mau cheiro e a proliferação de insetos está insuportável, assim como dejetos que estão jorrando pela referida rua.

Esgoto a céu aberto causa inúmeras ameaças a saúde humana, doenças de veiculação hídrica causadas pelo descarte incorreto do esgoto gerado nas residências. Muitos micro-organismos (protozoários, vírus, bactérias e parasitas) têm sua proliferação favorecida pela ausência de saneamento, o que acaba expondo quem mora nessas regiões a diversas enfermidades — e muitas delas podem ser fatais.

Entre as principais doenças transmitidas pela ausência de tratamento de água e esgoto estão:

Diarreias, principalmente as causadas por bactérias E.coli;
Amebíase;
Cólera;
Leptospirose;
Disenterias;
Hepatite A;
Esquistossomose;
Febre tifoide;
Ascaridíase;
Toxoplasmose.

A solução para o problema do esgoto a céu aberto é complexa e vários desafios se apresentam no cenário. Entre os principais, estão a grande desigualdade social do país e a falta de investimentos consistentes no setor. Atualmente, há uma enorme diferença entre o investimento necessário para a universalização do saneamento básico e quanto se investe de fato.

O novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, tem o potencial de transformar essa realidade. Essa nova lei altera diversos aspectos que regulam os serviços no Brasil e estabelece novas metas para universalização do acesso ao saneamento. A meta para que 90% da população tenha acesso à coleta de esgoto é até 31 de dezembro de 2033.

Em contato com o setor responsável da prefeitura municipal de Amargosa, o órgão informou que estará tomando todas as providências devidas, e que qualquer situação similar, o cidadão poderá entrar em contato através do telefone 75 3634-3977 ou o 156, serviço de de ouvidoria do poder público local.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.