Notícias

1 27/10/2020 07:36

Cristina Pita

A passagem de um meteoro iluminou os céus do interior da Bahia na noite de segunda-feira (26/10). Câmeras flagraram o momento em que o objeto cruzou a região. O bólido, que é um meteoro extremamente brilhante, foi visto em várias cidades e o clarão chamou a atenção dos moradores. LEIA MAIS AQUI

O meteoro foi visto com maior intensidade no município de Ituberá, na região do baxo sul. Relatos de moradores sobre o clarão visto no céu repercutiu nas redes sociais. 

O ano de 2020 vem sendo marcado por chuvas de meteoros e quedas de meteoritos em diversas partes do país. Nessa quarta-feira (30), a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, registrou a queda de um meteoro "superluminoso". Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), foi o maior meteoro já registrado no estado desde 2016. 

Chuva de meteoros

Estima-se que cerca de 48,5 toneladas de material meteorítico caem na Terra todos os dias. A maior parte é vaporizada na atmosfera, deixando um rastro de luz chamado de estrela cadente (apesar de não serem estrelas). Em qualquer noite é possível observar a queda de vários meteoros por hora. Mas algumas vezes essa quantidade é muito maior, originando o evento conhecido como chuvas de meteoros.

Meteoros

Quando os meteoroides entram na atmosfera da Terra ou de outro planeta com muita velocidade e alta temperatura, se tornam meteoros. São vistos como flashes de luz no céu. Às vezes os meteoros são mais luminosos que Vênus e ganham o nome de “bolas de fogo”. Em razão do rastro de luz que deixam no caminho, muitas vezes eles são confundidos com cometas.Com informações da CNN Brasil







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.