Notícias

1 16/06/2019 21:33

 Recém-nascida foi reanimada após técnicas de primeiros socorros passadas por telefone pelo soldado Ícaro Bahia serem executadas pela mãe

O relógio marcava 17h30 de sábado (15/6), quando o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Vitória da Conquista recebeu a ligação de uma mãe, moradora do bairro Conveima I, pedindo ajuda para salvar a sua bebê récem-nascida que estava engasgada com leite e aparentemente já desfalecida.

De imediato, a demanda foi repassada para a mesa do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), quando o soldado BM Ícaro Bahia atendeu a ocorrência e, por telefone, iniciou as instruções de primeiros socorros para o sobrinho da mãe da criança que estava no local.

"Enquanto eu passava as técnicas de manobras para reanimar a bebê, ele falava em voz alta e ela ia fazendo tudo o que eu instruía. Quando eles ligaram, falaram que a criança já estava ficando roxa, então, orientei a apoiá-la de bruços no antebraço do adulto com a cabeça um pouco abaixo do corpo e dar pequenos tapinhas nas costas. Esse procedimento durou cerca de cinco minutos, mas graças a Deus e para a nossa alegria ela começou a se movimentar e liberar as vias respiratórias ", lembrou Bahia.

O comandante do 7° Grupamento do CBM, major Valdir Ferreira de Oliveira, destaca a importância de acionar o 190 ou 193 para a realização de atendimentos prévios. "Em casos como esse, em que uma vida está em risco, é necessário tentar manter a calma e entrar em contato conosco. Porque por telefone mesmo conseguimos passar dicas e técnicas que podem ser feitas por pessoas que estão próximas da vítima até a chegada de uma equipe no local", aconselhou o oficial.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.