Margareth Rodrigues Costa assume a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga,
A desembargadora Margareth Rodrigues Costa tomou posse na quinta-feira (7) como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia administrativa foi conduzida pelo presidente da Corte, ministro Vieira de Mello Filho.
Durante a solenidade, a magistrada prestou compromisso regimental, assinou o termo de posse e recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grã-Cruz.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Ivana Magaldi, afirmou que a posse representa o reconhecimento da magistratura trabalhista baiana em âmbito nacional.
Margareth Rodrigues Costa assume a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ocorrida em outubro de 2025. Com a posse, o TST passa a contar com sete mulheres entre os integrantes da Corte.
A nova ministra foi designada para atuar na Sétima Turma e na Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). Durante o discurso, destacou a responsabilidade da atuação no Judiciário trabalhista e afirmou que as decisões devem ocorrer com imparcialidade, integridade e critério técnico.
A ministra também falou sobre a presença feminina no Judiciário e citou a influência da mãe, a juíza do trabalho Rosalina Rodrigues. Segundo ela, a participação das mulheres amplia os diferentes olhares dentro do sistema de Justiça.
Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1985, Margareth Rodrigues Costa iniciou a carreira jurídica em 1990 como juíza substituta. Em 1993, assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de Jacobina e posteriormente atuou nas varas de Camaçari e Salvador. Em 2014, foi promovida ao cargo de desembargadora do TRT-BA por merecimento e, em 2022, passou a atuar em substituições no TST.
Da Redação CSFM











