Declaração ocorre após ameaça dos EUA e mobilização interna para possível confronto
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta terça-feira (7) que milhões de cidadãos estão prontos para se sacrificar em defesa do país diante do aumento das tensões com os Estados Unidos e Israel.
Em publicação nas redes sociais, Pezeshkian declarou que mais de 14 milhões de iranianos já manifestaram disposição para dar a própria vida pela nação. Ele também reforçou o próprio compromisso com essa posição.
A fala faz parte da campanha “Janfada”, criada no início do conflito com o objetivo de estimular o sentimento de unidade nacional. A mobilização ocorre em um momento de alerta máximo, diante da possibilidade de uma ofensiva militar de grande escala.
O cenário se intensificou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabelecer um prazo para que o Irã aceite um acordo e reabra o Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global de petróleo. O prazo termina nesta terça-feira (7).
Além das declarações políticas, sinais de risco também aumentaram no território iraniano. As Forças de Defesa de Israel emitiram um alerta para que a população evite o uso de trens e áreas ferroviárias por um período de 12 horas, alegando risco à segurança.
Outro ponto que elevou a tensão foi a morte de um importante membro da inteligência da Guarda Revolucionária iraniana. Após o episódio, o líder supremo do país, Mojtaba Khamenei, afirmou que o Irã não será intimidado por ações desse tipo.
Mesmo com tentativas de negociação em andamento, o clima segue instável, com troca de ameaças e preparação para possíveis desdobramentos militares nos próximos dias.
Da redação: Vale FM







