O vírus influenza A continua se espalhando por diversas regiões do Brasil, especialmente no Centro-Sul e em estados do Norte e Nordeste. A informação é do boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (22), que alerta para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) associados à gripe e ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
De acordo com a Fiocruz, o VSR tem provocado internações frequentes em crianças de dois a quatro anos e é uma das principais causas de morte em bebês com até dois anos. Já entre os idosos, a gripe continua sendo a principal causa de óbito por Srag.
Atualmente, 20 das 27 unidades da federação estão em nível de alerta, risco ou alto risco para casos de Srag, com tendência de crescimento a longo prazo. Embora em alguns estados, como Goiás, São Paulo e o Distrito Federal, o avanço do VSR tenha sido mais lento na última semana epidemiológica (11 a 17 de maio), os índices seguem elevados.
Diante do cenário, o governo de São Paulo decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir dos seis anos de idade. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra influenza no Calendário Nacional de Vacinação em 2024. A campanha começou pelos grupos prioritários, como idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades.
Redação: Vale FM