Na tarde desta terça-feira (12), um tiroteio no Complexo de Israel, no Rio de Janeiro, causou o fechamento de duas vias expressas importantes: a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. A disputa entre policiais e facções criminosas na comunidade da Cidade Alta afetou o tráfego nos dois sentidos e resultou em três pessoas baleadas.
Um dos momentos mais tensos do confronto foi o pouso forçado de dois helicópteros da Polícia Militar, que foram atingidos durante a operação. As aeronaves tiveram que fazer o pouso de emergência no Comando Naval da Marinha, na comunidade da Penha. Essa situação complicou ainda mais a ação policial na área.
Duas das três vítimas feridas estavam em um ônibus que passava pelo local. Um dos baleados foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e os outros dois para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. As vias afetadas, Avenida Brasil e Linha Vermelha, foram liberadas no final da tarde.
O Complexo de Israel é composto por cinco comunidades: Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau, onde moram cerca de 134 mil pessoas. Para dificultar a entrada dos policiais, criminosos colocaram barricadas e até atearam fogo em um caminhão.
Da Redação - Vale FM