Notícias

1 09/12/2024 16:53

Apesar de ser um período de entressafra, o que geralmente sustenta os preços, a demanda retraída e a resistência dos produtores em aceitar as ofertas das indústrias têm pressionado o mercado para baixo.

O preço do arroz segue em queda neste início de dezembro, com o indicador Cepea/Esalq, mostrando um cenário de recuo semelhante ao observado em novembro, quando houve uma desvalorização acumulada de 13,95%, fechando o mês em R$ 102,23 por saca. Apesar de ser um período de entressafra, o que geralmente sustenta os preços, a demanda retraída e a resistência dos produtores em aceitar as ofertas das indústrias têm pressionado o mercado para baixo.

Nos últimos cinco anos, o valor do arroz no Brasil oscilou significativamente. Entre 2020 e 2021, os preços dispararam devido a problemas climáticos e alta exportação, registrando aumentos acima de 40%. Em 2022, os preços começaram a se estabilizar, apresentando leve queda em torno de 10%. Já em 2023 e 2024, a desvalorização foi mais acentuada, com recuos anuais variando entre 15% e 20%, alinhados à maior oferta no mercado interno e menores custos internacionais.

Embora os produtores ainda relutem em vender seus estoques, apostando em uma recuperação de preços, as indústrias têm trabalhado com estoques existentes, aguardando um cenário mais claro com o avanço da nova safra, especialmente no Rio Grande do Sul, que é o principal produtor nacional.

A continuidade desse cenário dependerá de fatores como clima, produtividade e movimentação no mercado externo, além da resposta dos consumidores finais, que podem se beneficiar de preços mais baixos nos próximos meses.

 

Da Redação







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.