Neste domingo (3), mais de 113 mil estudantes da rede estadual da Bahia participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil.
Os candidatos enfrentaram a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, além de responderem a questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Com 376.352 inscritos, a Bahia ocupa a terceira posição entre os estados com mais participantes no Enem de 2024, registrando um aumento de 38% em relação ao ano anterior. O exame prossegue no próximo domingo (10), com a realização do segundo e último dia de provas.
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, visitou o Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, e enfatizou o apoio do governo para facilitar o acesso dos alunos ao Ensino Superior. “Estamos mobilizados para garantir que nossos estudantes consigam ingressar na universidade. Programas como o Mais Futuro e o Partiu Estágio são essenciais para assegurar esse acesso e a permanência dos alunos. Também estamos investindo em universidades estaduais, com contratações de professores e melhorias na infraestrutura. Essa é uma visão de Educação integrada, que abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior”, afirmou.
Thiago Silva, de 19 anos, aluno do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Salvador, expressou seu desejo de cursar Medicina. “É minha segunda vez no Enem, e estou confiante de que vou me sair bem para alcançar meu sonho de ser médico”, comentou.
Para apoiar os estudantes do interior da Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as prefeituras, ofereceu transporte gratuito, garantindo que os candidatos chegassem aos locais de prova antes do fechamento dos portões, às 13h. Kits com água e lanche também foram distribuídos para o conforto dos estudantes durante o exame.
Equipes técnicas da SEC se mobilizaram em Salvador e no interior, visitando três estações de metrô e 63 escolas para desejar boa sorte aos candidatos e distribuir kits. Entre as instituições visitadas estavam o Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas, o Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador, e o Colégio Estadual Célia Andrade, em Feira de Santana.
No Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, a chefe de gabinete da SEC, Luciana Silva, acompanhou a chegada dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento. “Estamos aqui oferecendo apoio e entregando kits, transmitindo toda a energia positiva para que nossos alunos realizem o Enem com tranquilidade e confiança”, declarou.
Da Redação