O ex-jogador de futebol Daniel Alves foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 80 mil em indenização por danos morais aos músicos Giuliano Matheus e Thiago Matheus. A decisão, divulgada na terça-feira (29), foi tomada em decorrência da acusação de que Alves se apropriou da música "Avião", lançada em 2020 durante uma campanha da ONU contra a desinformação na pandemia de Covid-19, sem dar crédito à dupla.
De acordo com Giuliano, a canção foi originalmente composta em homenagem ao seu avô e apresentada a Daniel Alves em 2017, após um convite feito pelo ex-jogador em 2016 para uma parceria musical em Barcelona. Durante a visita, Alves sugeriu alterações na música, que foram aceitas, mas a dupla não concordou com a retirada dos créditos, a qual ocorreu no lançamento de 2020, após o fim da relação comercial.
Na sentença, a juíza da 41ª Vara Cível de São Paulo destacou que Alves não apresentou provas suficientes de que teria escrito a música sozinho em 2015. Ela concluiu que os músicos tinham direito à indenização, com base nos documentos armazenados nos computadores deles, que corroboram a versão de que um esboço inicial da canção foi feito por Giuliano e apresentado a Alves, que fez algumas sugestões na letra.
Da Redação