Notícias

1 15/04/2024 08:54

País e potencias internacionais aguardavam ofensiva iraniana

O ataque lançado pelo Irã neste sábado (13) contra Israel abalou o Médio Oriente, uma vez que, embora ambas as nações sejam inimigas declaradas, houve sabotagem mútua e Teerã comemorou o ataque realizado pelo Hamas em outubro do ano passado.

No entanto, a escalada não pegou de surpresa Israel ou as potências internacionais, que aguardavam a resposta das forças iranianas ao ataque de 1º de Abril atribuído a Israel contra o edifício do consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Sete membros do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) foram mortos na ofensiva aérea, incluindo Mohammed Reza Zahedi, que anteriormente era comandante das forças terrestres do IRGC, comandante da força aérea do IRGC e vice-comandante das operações do IRGC.

O ataque foi considerado o maior do tipo contra alvos iranianos desde que o então presidente dos EUA, Donald Trump, deu aval à operação que matou de Qassem Soleimani, chefe da Unidade de Força Quds do IRGC, em Bagdá, em 2020.

Israel, que não costuma confirmar ou negar o seu envolvimento em operações na Síria ou noutros países da região, indicou que o edifício não era um consulado.

“De acordo com a nossa inteligência, isto não é um consulado ou uma embaixada. Repito, isto não é um consulado e isto não é uma embaixada. Este é um edifício militar da Força Quds disfarçado de edifício civil em Damasco”, disse à CNN o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari.

Quando questionado se Israel estava envolvido no ataque, Hagari disse: “Não vou comentar esse ataque, mas quero dizer-vos que nos últimos seis meses, o Irão intensificou [o conflito] nesta região. Ele é o ator principal.”

Mas poucas horas depois do ataque, o Irã já tinha prometido retaliação. O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, emitiu uma mensagem no dia seguinte afirmando que os “bravos homens iranianos punirão” Israel e farão com que o “regime do mal se arrependa” do seu ataque ao consulado iraniano na Síria, segundo a agência estatal de notícias IRNA. .

Por sua vez, o embaixador do Irão na Síria, Hossein Akbari, disse à imprensa: “Esta é talvez a primeira vez que o regime sionista se permite atacar um edifício oficial da embaixada da República Islâmica do Irão, que levantou a bandeira da República Islâmica alta.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, também alertou que Teerã “reserva-se o direito de tomar medidas recíprocas e decidirá o tipo de resposta e punição contra o agressor”.

A expectativa estava definida neste final de semana.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta sexta-feira (12) que espera que o Irã ataque Israel “mais cedo ou mais tarde”.

“Não quero entrar em certas informações, mas a minha expectativa é que isso aconteça mais cedo ou mais tarde”, respondeu Biden quando questionado sobre quão iminente seria um ataque iraniano a Israel.


* CNN Brasil







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.