Notícias

1 23/11/2017 16:30

Os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) apresentaram a maior taxa de faltas motivadas por doenças em 2016, com um índice 6,3%. A informação faz parte de um levantamento do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pesquisa foi divulgada na terça-feira (21) e utiliza dados fornecidos pelos próprios tribunais.

Segundo a pesquisa, a média de faltas dos servidores no judiciário brasileiro foi de 2,1%, ou seja, um terço do índice registrado na Bahia. O índice mais baixo de faltas entre os servidores ficou com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, com 0,1%.

Ainda segundo o levantamento, o índice de faltas dos servidores baianos em 2016 é mais de três vezes maior do que o registrado me 2015, que apresentou uma taxa de 2%. O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que ficou de se posicionar sobre o caso.

A pesquisa também trouxe dados sobre a falta motivada por doença dos magistrados baianos no ano passado, que foi de 3,3%, enquanto o índice nacional foi de 1,6%.
Além de apontar o índice de abstenções dos magistrados e servidores do judiciário brasileiro, a pesquisa apresentou os motivos mais comuns para os afastamentos registrados em 2016. Os dados, entretanto não são divididos por estados.

De acordo com o levamentamento, o principal motivo de ausência na força de trabalho do Poder Judiciário do país, com 20,2% dos registros, foi a realização de consultas, exames ou acompanhamento de parente doente. O segundo grupo mais significativo, com 12,7% dos casos, é o das moléstias do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, como dor na coluna e lesões no ombro.

Em terceiro lugar ficaram as doenças do aparelho respiratório, com 11,8%, com destaque para sinusite. Os transtornos mentais e comportamentais também se destacaram entre as causas de afastamento de magistrados e servidores. Com 11,8% dos registros, as doenças mais frequentes foram os transtornos de ansiedade, como síndrome do pânico e ansiedade generalizada.

G1
Foto: Henrique Mendes/G1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.