Notícias

1 29/06/2016 23:40

A propensão genética e hábitos de vida como sedentarismo, obesidade, esforços e traumatismos são alguns dos fatores que podem desencadear a hérnia de disco.

Essa doença ocorre quando o material interno do disco sai de sua posição e migra para fora de seu anel de contenção e comprime os nervos que são a medula e suas raízes, com dores que podem ser na coluna ou irradiar-se para os membros superiores ou inferiores, dependendo da localização da hérnia.

Wilson Dratcu, ortopedista hospital São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a doença pode ser evitada ou, ao menos, minimizada com pequenas mudanças no nosso dia a dia.    

O principal sintoma que leva pacientes de hérnia de disco aos consultórios é a dor. Esta possui características próprias, de acordo com sua tipologia.

Para o especialista, a maioria das hérnias são tratadas clinicamente, com medicamentos, repouso, fisioterapia e mudança de hábitos. O procedimento cirúrgico é exceção, mas hoje já existem técnicas minimamente invasivas, que são menos agressivas do que as técnicas convencionais, para aquelas pessoas que não conseguirão fugir do bisturi.

“As novas técnicas utilizam tecnologias como endoscópios, ponteiras de radiofrequência ou laser, além de sistemas dinâmicos, que por princípio abordam as estruturas doentes e poupam as estruturas saudáveis. Isso preserva muito a saúde do paciente. Contudo, é preciso lembrar que cada caso exige um tipo de tratamento, mas os hábitos saudáveis devem estar presentes em todos eles”, explica o Dr. Wilson.

A par disso, a Beneficência Portuguesa de São Paulo selecionou 5 dicas para que você previna a saúde de sua coluna:

-- Mantenha a postura

-- Não abuse do salto

-- Fique de olho na balança

-- Cuidado ao carregar peso

-- Faça exercícios físicos

Tribuna da Bahia







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.