Notícias

13/05/2026 16:02

Saída antecipada da ministra acelera transição interna e consolida mudanças na presidência do Tribunal Superior Eleitoral para o ciclo das eleições de 2026

A ministra Cármen Lúcia comunicou nesta quarta-feira (13) a renúncia ao período restante de seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral. A decisão ocorre em meio à reorganização da cúpula da Corte Eleitoral, que já havia iniciado a transição de sua presidência nesta semana.

Com a saída antecipada, o Tribunal deve realizar uma eleição simbólica para formalizar a substituição na composição interna. Pela ordem de antiguidade, a expectativa é de que o ministro Dias Toffoli assuma a vaga deixada pela ministra, em uma escolha considerada protocolar pelos integrantes da Corte.

A movimentação acontece logo após a posse do ministro Kassio Nunes Marques na presidência do TSE, com o ministro André Mendonça assumindo a vice-presidência do Tribunal. A nova composição estará à frente da Justiça Eleitoral durante o ciclo das eleições gerais de 2026.

Inicialmente, o mandato de Cármen Lúcia na Corte Eleitoral teria duração até agosto, mas a decisão antecipa sua saída e consolida a nova formação da cúpula responsável pela condução dos processos eleitorais no país.

O TSE é composto por sete ministros titulares, incluindo membros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e juristas indicados pela Presidência da República.


Redação: Vale FM 







RedeRBR
Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.