Durante os festejos de São João, o Governo da Bahia intensificou a oferta de testes gratuitos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Em Salvador, os exames estão disponíveis no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe. No interior, estandes atendem em cidades com grandes festas, como Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Ibicuí.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) espera superar 50 mil testes realizados neste período, ultrapassando o número do ano passado. Cada estande pode atender até mil pessoas por dia.
Além dos exames, o serviço oferece profilaxia pós-exposição (PEP) para quem teve contato de risco com o HIV ou sofreu acidentes com material perfurocortante.
A ação segue até 29 de junho, com plantões extras em unidades estaduais e apoio das equipes da Ouvidoria, Corregedoria e Vigilância em Saúde.
Redação: Vale FM