A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e expandir a produção rural.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Canavieiras recebeu nesta semana uma remessa estratégica de 10 000 manivas de mandioca, fruto de articulação entre o secretário Cleonildo Tibúrcio (AVANTE), a Bahiater e a Biofábrica, com apoio estadual. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar local, expandir a produção rural e contribuir para a segurança alimentar e geração de renda dos pequenos produtores.
As mudas são de nove variedades adaptadas à região e às condições dos agricultores de Canavieiras:
- Verdinha: 1 500 mudas
- Corrente: 4 200 mudas
- Poti Branca: 900 mudas
- Sergipe: 1 000 mudas
- Unha: 650 mudas
- Mulatinha: 700 mudas
- BRS 399 (mesa): 600 mudas
- Caipira: 250 mudas
- Caravelas: 200 mudas
O objetivo é fortalecer o programa Mais Mandioca, do qual participam agricultores cadastrados e lideranças rurais. A distribuição será feita por meio de associações locais, priorizando comunidades com histórico na cultura da mandioca.
Caminhão descarrega mandioca. Foto: Ascom/ PMC
Essa mobilização ocorre no contexto do projeto Reniva (Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca), promovido pela Embrapa e pela Biofábrica desde 2011. O Reniva tem o propósito de ampliar o acesso de pequenos produtores a mudas livres de doenças, resistentes à seca e com qualidade genética. Um protocolo pioneiro no mundo, que já apoia agricultores da Bahia.
Durante o anúncio da conquista, o secretário Cleonildo afirmou que:
“Essa conquista representa um avanço significativo para a mandioca em Canavieiras. São variedades adaptadas e de alto rendimento que irão fortalecer o programa Mais Mandioca, beneficiar dezenas de famílias e contribuir diretamente com a geração de renda no campo.”
O apoio estadual envolveu ainda o superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, responsável pelas tratativas para envio das mudas. Em representação da Biofábrica, o gerente de projetos locais ressaltou a importância da parceria estadual, por meio das secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para garantir insumos de qualidade ao homem e mulher do campo.
Da Redação CSFM