alvador é um dos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar Feminino, que abrange cidades de 13 estados e o Distrito Federal.
O alistamento militar voluntário para mulheres que completam 18 anos em 2025 está em andamento em Salvador e segue até o dia 17 de junho. A iniciativa, inédita no país, foi autorizada pelo Ministério da Defesa em caráter experimental, conforme o Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024.
As interessadas devem comparecer a uma das dez unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. É necessário apresentar documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência na capital baiana.
Até a última sexta-feira (16), 154 mulheres já haviam procurado as unidades para realizar o alistamento. As Prefeituras-Bairro com maior número de atendimentos foram Liberdade, com 54 alistamentos; Barra-Pituba, com 32; e Pau da Lima, com 17.
As candidatas podem optar por se alistar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. A seleção levará em conta critérios como aptidão, vagas disponíveis e os requisitos específicos de cada Força. O processo inclui etapas como alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação ou distribuição e, por fim, a incorporação, prevista para ocorrer no primeiro e segundo semestre de 2026, respectivamente, entre 2 a 6 de março e 3 a 7 de agosto.
Durante o período de serviço, que tem duração inicial de 12 meses e pode ser prorrogado anualmente por até oito anos, as incorporadas recebem remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria e licença-maternidade. As Forças Armadas também oferecem capacitação profissional em diversas áreas.
Salvador é um dos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar Feminino, que abrange cidades de 13 estados e o Distrito Federal.
Para mais informações e para realizar o alistamento online, as interessadas podem acessar o site oficial: alistamento.eb.mil.br.
Da Redação CSFM