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1 19/03/2025 09:36

Em 2024, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) registrou um total de 32.201 reclamações contra fornecedores de produtos e serviços no estado, com os consumidores demonstrando insatisfação principalmente com os serviços financeiros, que somaram 33% das queixas.

Entre os setores com maior número de reclamações, o de serviços essenciais se destacou, com 3.940 registros, representando 23,21% do total de queixas. Já os serviços de telecomunicações somaram 2.337 reclamações, ou 13,77% do total. As queixas estão divididas em 16.976 reclamações incluídas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024.

No topo da lista das empresas com mais reclamações, está a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com 2.160 registros. A empresa, que fornece serviços essenciais de água e saneamento, foi a mais criticada pelos consumidores. Até o dia 10 de janeiro de 2024, 43 queixas haviam sido registradas junto ao Procon-BA.

Em resposta às críticas, a Embasa afirmou, por meio de nota, que o número de queixas divulgadas no ranking inclui todas as reclamações registradas e encerradas em 2024, além de algumas que foram registradas em 2023. A empresa destacou, ainda, que as reclamações relacionadas ao serviço de abastecimento de água, que somaram 980 registros em 2024, representam uma redução de quase 40% em relação ao ano anterior.

A Embasa também garantiu que todas as reclamações recebidas pelo Procon foram analisadas pela empresa, que forneceu os devidos esclarecimentos e documentos comprobatórios aos clientes, principalmente sobre questões relacionadas ao consumo de água. A companhia ressaltou que, com mais de 4,8 milhões de ligações, as 2.160 reclamações representam apenas 0,02% do total de suas conexões.


Da redação - Vale FM



 







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