Notícias

1 17/08/2022 10:46

De acordo com denúncia, pistoleiros fortemente armados tem ordens para “meter bala” em qualquer indígena que tente passar por fazendas

Povos indígenas das comunidades Pataxó de Boca da Mata e Cassiana, território de Barra Velha, em Porto Seguro, denunciam um cerco de fazendeiros feito com pistoleiros fortemente armados.

Há cerca de um mês, as famílias vêm sendo impedidas de transitar pelas fazendas, – único acesso para às cidades e vias próximas – para realizar compras ou trabalhar, afirma a líder pataxó em carta enviada à Articulação dos Povos Indígenas, a Apib.

Ainda conforme o relato, as saídas estão sendo fortemente vigiadas sob uma suposta ordem de que se “metesse bala” em qualquer indígena que tentasse passar por lá.

“Faz mês que não andamos mais livres pelo território e por onde saímos da aldeia, o único acesso são as fazendas”, escreveu Cleidiane Ponçada Santana, moradora da região há mais de 29 anos.

A líder Pataxó pede socorro às autoridades diante a situação de cárcere. Segundo ela, uma intervenção do Estado é urgente antes que o conflito acabe em um massacre, como o acontecido em 1951, quando indígenas da mesma TI tiveram todas as casas incendiadas e foram torturados e mortos pela polícia acusados de crimes que não cometeram.

Parte das áreas protegidas pela Terra Indígena de Barra Velha haviam sido retomadas pelos povos indígenas há dois meses, no dia 25 de junho. Na data, o local foi marcado por intenso conflito contra fazendeiros, que teriam retirado os indígenas da área sem uma ordem judicial.

 

 

Com informações da Apib







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.