Notícias

1 18/05/2022 21:09

Os moradores da cidade de Belmonte no extremo Sul da Bahia ficaram espantados no início desta noite de quarta-feira (18), após a cidade ser atingida por uma chuva de granizo.

De acordo com informações de moradores, as pedras de gelo começaram a cair por volta das 19h, após a incidência de fortes ventos e do registro de grande quantidade de relâmpagos.

Ainda de acordo com moradores, o granizo provocou diversos estragos na cidade, casas tiveram o telhado danificado, muros foram destruídos, uma árvore caiu, um palco juntamente com alguns toldos que haviam sido montados para um evento próximo ao porto da cidade ficaram totalmente destruídos, os pedaços da estrutura foram encontrados a metros de distância, na Avenida Tamandaré um poste de energia ficou parcialmente quebrado, e a com estrutura comprometida, a área foi isolada. Felizmente não há informações de feridos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, "O granizo é uma chuva que se forma em camadas altas da atmosfera, fazendo com que os pingos se congelem devido às baixas temperaturas, e não descongelem até atingir o solo".

A chuva de granizo, segundo a especialista, é impacto da mesma frente fria que provocou redução nas temperaturas e até neve em estados do Sul e Sudeste do Brasil.

Para o Sul da Bahia, o Inmet publicou um aviso iniciando em: 18/05/2022 10:37, terminando em: 19/05/2022 10:00, de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Especialistas indicam que em momentos como este, é indicado que todos devem procurar se abrigar local seguro até as chuvas cessarem.

 

Por Augusto Teixeira.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.