Notícias

1 13/01/2022 16:47

Marcelo Queiroga acrescenta que, em fevereiro, estão assegurados 7,8 milhões de testes

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira, 13, que a pasta distribuirá aos estados 28 milhões de testes para covid-19 até o final de janeiro. 

"No mês de janeiro serão distribuídos 28 milhões de testes, sendo que 13 milhões até o dia 15. Em fevereiro já temos assegurados 7,8 milhões de testes. É necessário que os estados e os municípios se associem nessa questão da testagem, porque na ponta quem testa são os municípios, não é o Ministério da Saúde", declarou Queiroga.

O ministro também criticou municípios que, de acordo com ele, têm doses de vacina em estoque por demora na aplicação, e disse que implementar as políticas de saúde é "muito mais efetivo do que enviar ofício para o ministro da Saúde".

Ao contrário de outros países, o autoteste para identificar a covid-19 não é liberado no Brasil. A prática é proibida por uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Na última segunda-feira, 10, Queiroga sinalizou que o governo não deverá distribuir esse tipo de teste, mas recomendará a possibilidade de venda em farmácias.

O autoteste é um exame de antígeno realizado pela própria pessoa, com resultado em aproximadamente 15 minutos. A rapidez é explicada pelo mecanismo usado para identificar ou não a presença do vírus nas amostras.

 

Fonte: A Tarde







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.