Notícias

1 02/12/2021 15:26

A Secretaria da Saúde do Distrito Federal confirmou, no início da tarde desta quinta-feira (2), dois casos da variante ômicron da Covid-19, em Brasília. Segundo a pasta, exames laboratoriais comprovaram e infecção.

Até a publicação desta reportagem, o governo do Distrito Federal não havia dado mais detalhes sobre os casos. Uma entrevista coletiva de imprensa está marcada para informar sobre a situação.

Na terça-feira (30), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), anunciou que investigava um possível caso. Tratava-se de um homem, com idade entre 40 e 49 anos, que havia viajado para a África do Sul e voltado ao Brasil no mesmo voo que chegou ao Aeroporto de Guarulhos no sábado (27), onde houve outro caso suspeito. De São Paulo, ele embarcou em outra aeronave para Brasília.

O que se sabe sobre a variante

A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. De acordo com OMS, a variante apresenta um "grande número de mutações", algumas preocupantes.

O primeiro caso confirmado foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021, na África do Sul. Na terça-feira (30), autoridades sanitárias holandesas afirmaram que a variante já estava presente na Europa uma semana antes do que se acreditava antes, em 9 de novembro. O primeiro caso até então havia sido identificado em 26 de novembro, na Bélgica.

A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta (veja na ilustração abaixo).
 

Fonte: G1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.