Notícias

1 24/11/2021 17:13

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em 170 cidades da região Nordeste. Cento e cinquenta delas estão na Paraíba e outras oito estão na Bahia. São elas: Adustina, Barro Alto, Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa e Rio do Antônio, que passam por estiagem, e Maragogipe, que registrou chuvas intensas.

No Rio Grande do Norte, as cidades de Senador Elói de Souza, Guamaré, São Francisco do Oeste, Riacho da Cruz e Serrinha dos Pintos enfrentam a falta de chuvas. Já no Ceará, estão nessa situação Tabuleiro do Norte, Tauá, Iracema e Orós.

Outras cidades nordestinas que obtiveram o reconhecimento federal nesta quarta-feira são Canindé de São Francisco e Carira, em Sergipe, e Timbaúba, em Pernambuco.

Com a medida, os gestores desses municípios podem solicitar auxílio federal para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas públicas danificadas.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União com a especificação do montante a ser liberado.

Ainda nesta quarta-feira (24), 152 cidades da região Sudeste, 11 do Sul e a cidade de Amaturá, no Amazonas, também receberam o reconhecimento federal de situação de emergência.

 

Fonte: Bahia.ba







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.