Notícias

1 12/10/2021 16:42

O feriado do dia 12 de outubro é festejado por muitos como Dia das Crianças, mas na verdade tem caráter religioso, em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada por católicos, mas por vezes esquecida no dia de folga.

A imagem da santa foi encontrada em 1717 por pescadores no Rio Paraíba, em São Paulo. Pela história, os homens tentavam fisgar peixes, mas sem sucesso. Depois de horas de tentativas, ao puxarem a rede de pesca, içaram a imagem da santa, só que sem a cabeça. Os pescadores então, jogaram a rede novamente, trazendo a cabeça que faltava. O relato de fé conta que a partir desse momento as redes ficaram cheias de peixe.

Após limpar a imagem, os pescadores perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição e a cor escura era devido ao contato com a lama do fundo do rio. A partir desse momento a santa foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que passou a ser devotada e mais tarde seria consagrada padroeira do Brasil.

Em 1954 o papa Pio XII tornou a data comemorativa a Nossa Senhora Aparecida, mesmo dia em que foi encontrada no rio. O feriado em si foi decretado em 1980, com a publicação do decreto do general-presidente da República do país, João Batista Figueiredo.

Dia das Crianças

A cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil) sediou, em 1923, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Nessa época, o país era governado por Artur Bernardes. Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais da época, aproveitando a atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que tinha como objetivo a criação de um dia nacional dedicado à criança.

A proposta do deputado era de que esse dia fosse celebrado em 12 de outubro. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.

O registro da lei feito na época afirmava que: “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário” |1|. É claro que a criação da dita “festa da criança” não teve repercussão imediata, tornando-se popular após 1950.

No entanto, foram necessários cerca de 30 anos para que o Dia das Crianças entrasse no “gosto” do povo brasileiro. Isso aconteceu a partir de 1955, quando a marca de fabricação de brinquedos Estrela iniciou uma campanha nacional para venda de seus produtos. A campanha foi intitulada “Semana do Bebê Robusto”. A ação consistia em usar o Dia da Criança para alavancar a venda de brinquedos.

Dez anos depois, em 1965, foi a vez da empresa Johnson & Johnson dedicar-se ao mesmo tipo de projeto, com a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir de então, o Dia da Criança, criado no Brasil em 1924, passou a ser disseminado em todo o país.

E apesar de ser comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças não tem nenhuma relação com o feriado nacional decretado nesse dia.

 

Da redação Vale FM, com informações do portal Mundo e Educação e Isto é Dinheiro.

"Rádio Vale FM, a rádio que você ouve a rádio que você faz". 

 

 

 

 

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.