Notícias

1 14/09/2021 10:09

A poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais que ocorre nas zonas rurais e urbanas das cidades, sendo menos frequente em regiões mais afastadas. Ela ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente.

 Na cidade de Amargosa por exemplo, as denúncias sobre o poluição sonora só vem aumentando.

Moradores da zona rural e urbana vem sofrendo com este problema. Segundo eles, os problemas são causado por carros equipados com sons potentes, bares próximo as residências e até mesmo vizinhos. Algumas pessoas relatam que em finais de semana e feriados, o barulho não tem hora para começar e acabar.

Os moradores reclamam da falta de fiscalização quando se trata desse tipo de situação na cidade.

Na legislação, a poluição sonora é inserida na parte de contravenções penais. É um crime considerado ato ilícito, quando prejudica a saúde de outras pessoas.

A poluição sonora causa vários danos ao corpo, à qualidade de vida das pessoas. Por isso, é considerada um problema de saúde pública mundial.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora de 50 dB (decíbeis) já prejudica a comunicação e, a partir de 55 dB, pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75 dB, a poluição sonora apresenta risco de perda auditiva se o indivíduo for exposto a ela por períodos de até oito horas diárias.

Em caso de perturbação de sossego a população pode acionar a Polícia Militar do município.

Em uma das denúncias uma moradora, que reside na Rua da Lapinha, enviou a equipe da rádio Vale FM, um vídeo, onde um de seus vizinhos está ás 3h da manhã com o som ligado, em alto volume. Confira:

 

Da redação Vale FM

‘Rádio Vale FM, a rádio que você ouve a rádio que você faz”.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.