Notícias

1 28/02/2021 19:48

Cristina Pita

A fila de regulação de pacientes para leitos de Covid-19 não para de crescer em todo a Bahia. Em Santo Antônio de Jesus, os números de pacientes que também buscam vagas em leitos de UTI cresce a cada dia. No sábado (27/2), a fila de espera para um leito de UTI na Central de Regulação do estado era de 237 pacientes acometidos pela Covid-19. Na tarde de hoje (28/2), uma paciente internada na UPA 24 Horas acabou não resistindo e morreu na fila da regulação para um leito de UTI.

Neste domingo, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), o governo do estado acrescentou sete leitos de UTI aos três existentes. Assim, estão disponíveis dez leitos de terapia intensiva para a região. O que não supre a demanda. A situação tem exigido um esforço extra das autoridades para evitar um colapso da saúde no município.

Em busca de informações sobre uma paciente que teria sido transferida para a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, a superintendente Ludmila Reis relatou que no sábado (27/2), atendendo ao apelo desesperado de uma funcionária da instituição, abriu um precedente para socorrer a mãe dela que se encontrava em estado grave necessitando de uma vaga de UTI com urgência. Toda a equipe da Santa Casa se mobilizou para transferir a paciente e não obteve sucesso, pois a informação passada pela Central de Regulação do estado era que havia uma fila de 237 pacientes aguardando vaga para leitos de UTI em todo estado.

Diante do cenário, a provedoria junto com a direção da Santa Casa abriu um precedente de absorver a mãe da funcionária, usando todos os critérios de segurança e isolamento, para salvar a vida da paciente. Vale ressaltar que a mesma já encontra-se em tela de regulação do estado para a transferência para um leito de uma unidade Covid, uma vez que o hospital da Santa Casa não é referência na UTI geral para pacientes Covid. O Hospital Luís Argolo atende apenas gestantes e recém nascidos suspeitos de Covid, procedendo o mesmo critério de isolamento total e transferência dos mesmos.

A fila da regulação para pacientes com Covid-19 tem deixado Santo Antônio de Jesus em alerta. Segundo Ludmila Reis, a cada dia o número muda conforme a demanda de pessoas esperando por uma vaga. "Surgem novos pedidos e a Central de Regulação a cada dia vai alimentando e diz: a fila agora é de 200, 300. Tendo os leitos vazios por alta ou por óbito e acrescentando a demanda do dia", explicou Ludmila.

A superintendente da Santa Casa, que administra o Hospital Maternida Luis Argolo, disse que ligou para a Central de Regulação e a resposta da médica responsável foi preocupante. 'Inacreditável. Tem 237 pedidos de UTI Covid na tela hoje. Estou sem acreditar. Nunca teve isso aqui. Nunca. Estou em choque'.

 

 

 

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.