Notícias

1 18/02/2021 10:15

A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos entraram em acordo nesta quarta-feira (17), em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT) de Campinas, de suspender as 830 demissões de funcionários da empresa em Taubaté.

De acordo com a Justiça do Trabalho, a suspensão vai até o dia 5 de março. Até a data, as partes se comprometeram a fazer duas reuniões semanais para dar continuidade às negociações. Sindicato e empresa também concordaram com a retomada da produção da fábrica no próximo dia 22, com salários e benefícios assegurados a todos os empregados, convocados ou não ao trabalho.

No último dia 5, a Justiça do Trabalho já havia proibido a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Taubaté. A decisão exigia que nenhum funcionário fosse desligado da empresa até o fim das negociações com o sindicato - a ação corre em paralelo ao acordo desta quarta, presidido pelo desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.

Na audiência no TRT, a Ford também aceitou colocar a direção mundial da empresa para negociar o futuro da planta em Taubaté com o Sindicato dos Metalúrgicos. De acordo com a Justiça do Trabalho, a reunião com a cúpula da montadora será feita até o dia 25 de fevereiro.

A proposta será votada em assembleia com os trabalhadores nesta quinta-feira (18), às 8h. Os principais pontos do acordo entre Ford e Sindicato dos Metalúrgicos são:
 

 A empresa assegura salários e benefícios aos empregados, convocados ou não ao trabalho, no curso da negociação;

suspensão da tramitação até o dia 05 de março de 2021;

As partes realizarão reuniões diretamente as terças-feiras e quintas-feiras, na sede da empresa, retomando as negociações diretas;

Início das atividades da fábrica de Taubaté no próximo dia 22, turno das 6h da manhã, para realização dos trabalhos que a empresa entender pertinentes. A reunião desta quinta-feira (18) servirá para tratar do quadro de empregados a serem utilizados na retomada, bem como cronograma de trabalho do próximo mês;

Por solicitação do sindicato, até o dia 25/02/2021, a empresa se compromete a viabilizar encontro dos dirigentes sindicais com executivos de alto nível, com poderes de decisão de reverter o encerramento das atividades, cabendo à entidade de trabalhadores levar proposta concreta de alternativas em tal sentido;

No que se refere às reuniões, o sindicato, por intermédio de seu presidente, poderá valer-se de auxílio técnico de um profissional do DIEESE e de um tradutor, desde que tais pessoas ou entidades assumam compromisso de sigilo quanto a dados e informações.
 
A Ford informou que "uma boa parte dos empregados da unidade de Taubaté se apresentou para trabalhar nesta quarta-feira (17). Agora a empresa está se organizando para o retorno das atividades no dia 22 de fevereiro, conforme compromisso firmado hoje entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que estabelece também a continuidade das negociações diretamente entre a empresa e o sindicato".

 

Fonte: G1


 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 | 9 9803-1023 (Whatsapp) - Vale a pena ouvir!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.