Notícias

1 13/01/2021 14:25

Sem dúvidas, 2020 foi um ano particularmente exaustivo para a saúde mental das pessoas e, nesta terça-feira, 12, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu um encontro virtual entre seus integrantes e a equipe de psicologia para conversar sobre isso. 

 
O encontro foi organizado pela 1ª Regional, sediada em Feira de Santana, com o apoio do Núcleo de Assistência Psicossocial – NAP, que aproveitou o gancho da campanha Janeiro Branco para abordar a importância dos cuidados com os pensamentos e as emoções. Além disso, a ideia foi motivar e engajar as equipes a continuarem prestando serviços à população mais vulnerável com a excelência e dedicação de sempre.

 
Na ocasião, além de um momento de boas-vindas para marcar simbolicamente o retorno integral da Instituição ao trabalho (já que na primeira semana de janeiro estava atuando em regime de plantão), houve espaço para reflexão e troca de experiências entre os participantes. A coordenação da Regional sinalizou que o Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP tem a intenção de continuar desenvolvendo esses encontros ao longo do ano.

 
Com o lema “Eu cuido de mim, de você e do mundo”, esse projeto foi uma ideia que, segundo a coordenadora Liliane Miranda do Amaral, surgiu para auxiliar os servidores no relacionamento do dia a dia no trabalho e para buscar um acompanhamento mais aproximado. Ela lembra que a Defensoria tem organizado com frequência palestras e atividades sobre prevenção ao suicídio, saúde mental, e que é uma realidade que precisa atenção especial da Instituição.

“O projeto ajuda muito e demonstra nossas intenções de melhorar as relações no trabalho, mostra a importância da compreensão e da tolerância, até porque a pandemia mexe com o psicológico. Esse foi apenas o primeiro encontro do ano; defensores, servidores e estagiários participaram, foi muito interessante essa primeira etapa”, afirmou Liliane. Para ela, é uma atividade que precisa continuar sendo desenvolvida pelo NAP, independente de quem esteja gerindo a Regional em 2021.

De acordo com Liliane, o Núcleo vai estar atento aos sintomas de doenças psicológicas como depressão e ansiedade, para poder auxiliar os servidores com os devidos cuidados. Os temas para os próximos encontros já estão sendo pensados pela equipe.

Cuidados com a mente

Conforme a psicóloga Elane Lemos – que conduziu parte das atividades e ajudou os participantes a compreenderem melhor a dinâmica entre pensamentos, emoções e comportamentos -, a equipe percebeu a necessidade de acolhimento dos servidores no processo de transição entre trabalho remoto e atividades presenciais.

“Quando o objetivo é estimular o cuidado consigo e com o outro, o diálogo é sempre favorável.  É um abraço na alma. O Janeiro Branco foi o ponto de partida para um trabalho que permanecerá nos meses seguintes, porque o cuidado com a saúde mental deve ser de ‘Janeiro a Janeiro’”, pontuou a psicóloga.

Ainda conforme Elane, uma equipe motivada e engajada estará muito mais preparada para os desafios e para a busca de soluções criativas e inovação. “Um olhar atento à saúde emocional das pessoas é um diferencial para manter as relações saudáveis. Engajamento, criatividade e inovação são ingredientes essenciais para se alcançar uma alta produtividade,” destacou.

 

Fonte: Defensoria Pública da Bahia







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.