Notícias

1 01/12/2020 10:01

Dois barcos a vela ancoraram no Porto Do Sitio Histórico em Canavieiras-BA no último sábado (28), um deles, o Mon Bijou de propriedade dos Suíços Thomas e André está a aproximadamente um ano e meio navegando, o objetivo dos capitães: dar uma volta ao mundo.

O veleiro zarpou do Norte da Alemanha na Europa Continental e cruzou o Oceano Atlântico passando por ao todo três continentes Europa, África e América, os navegantes já e ancoraram em ao menos oito países diferentes entre eles o Brasil.

Em uma entrevista exclusiva ao Radialista Augusto Teixeira apresentador do programa Levante a Voz na Costa Sul FM 99,3, nos foi contado que devido ao estado de pandemia em que estamos acometidos a viagem foi interrompida e o barco ficou ancorado por mais de cinco meses aguardando a normalidade da situação o que gerou um considerável atraso no trajeto.

Ainda durante a conversa, o Capitão Thomas afirmou que a viagem até aqui tem sido tranquila, e pelos portos onde eles tem ancorado aqui no Brasil a recepção tem sido positiva e amistosa, mas uma constatação preocupante foi feita, “a belíssima Costa do litoral Brasileiro precisa de mais atenção quanto ao descarte de resíduos sólidos” nos afirmou o Capitão André, segundo ele muito lixo foi avistado em grande parte do Litoral do Nordeste por onde a dupla já passou.

O Veleiro Mon Bijou tem permanência prevista em Canavieiras Até esta terça-feira (01), suas próximas paradas aqui na Bahia incluem Santo André – município de Cabrália e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, a viagem deve seguir pelo litoral do Sudeste e Sul Brasileiro, aqui na América os próximos países a serem visitados são Uruguai, Argentina e Chile em seguida uma longa viagem de travessia ao oceano Pacifico com destino a Oceania.

A viagem que tem sido planejada a aproximadamente 10 anos não tem uma data fixa para o termino, logo Thomas e André vão conhecendo e aproveitando as belas paisagens e a gente amistosa dos locais inclusos em seu trajeto.

 

Por Augusto Teixeira.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.