Notícias

1 18/09/2020 09:33

O período eleitoral sempre foi marcado por comícios gigantescos com muitas pessoas aglomeradas, shows e carreatas, no entanto, este está sendo um ano completamente atípico, pois com a pandemia do novo Coronavírus não há condições de haver grande concentração de pessoas em locais, mesmo que abertos para realização das campanhas partidárias.

 A fim de evitar um colapso, o Ministério Público do Estado (MP-BA) encaminhou recomendações sobre cuidados que devem ser tomados, por conta da pandemia para prefeituras e candidatos de alguns municípios baianos.

As promotorias solicitam que os candidatos usem máscaras e evitem aglomerações, como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões e confraternizações. Nas solicitações, o MP-BA cobra que em caso de descumprimento, o candidato deve ser levado às delegacias locais e responder pelo crime de infração de medida sanitária, que prevê pena de detenção de um mês a um ano, além de multa.

Os promotores também requisitaram que as prefeituras façam cumprir os decretos e que orientem os candidatos em relação às medidas de contenção da pandemia. 

Os pedidos já possuem validade desde a pré-campanha. De acordo com os promotores, os pedidos têm como referências lei federal 13.979/20 e decretos do governo do Estado e dos municípios.

No entanto, nos últimos dias tem circulado nas redes sociais e em grupos de Whatsapp, imagens mostrando um número gigantesco de pessoas em carreatas políticas, muitas sem máscara e pouco se importando em manter o distanciamento social.

É fundamental que população entenda a importância de se evitar a aglomeração, mesmo que para muitos seja uma festa. Para haver um menor índice de contagio neste período todos devem respeitar o distanciamento social, além de utilizar a máscara.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.