Notícias

1 14/09/2020 12:12

O mundo falhou de forma coletiva na prevenção, preparação e resposta à pandemia da Covid-19, afirma o Quadro de Monitoramento de Preparação Global (GPMB, na sigla em inglês) em relatório anual lançado nesta segunda-feira (14/9). A entidade alerta no documento que o mundo não pode se dar ao luxo de estar tão despreparado novamente em uma próxima pandemia. 

A diretoria do quadro, criado para garantir o preparo mundial em crises globais de saúde, convoca cinco ações consideradas urgentes a serem tomadas para trazer ordem à "catástrofe e caos que o mundo atualmente enfrenta": lideranças responsáveis, cidadania engajada, sistemas fortes e ágeis de segurança sanitária, investimento sustentado e governança global robusta de preparação.

Para o órgão, o coronavírus exacerbou as fissuras e as desigualdades nas sociedades e entre as nações, lembrando-nos em termos inequívocos de que não há saúde sem segurança social. "A Covid-19 tirou proveito de um mundo em desordem", diz o documento deste ano. 

No relatório de 2019, lançado em setembro, o conselho observou que “uma pandemia de disseminação rápida devido a um patógeno respiratório letal” era uma ameaça real e que o mundo não estava preparado, financeira ou estruturalmente, para lidar com isso

A entidade aponta que uma das lições que a Covid-19 deu ao mundo é que uma pandemia pode causar estragos nos sistemas sociais e econômicos, para além da saúde. A liderança política também é muito importante, diz o relatório, especialmente quando os líderes percebem que não precisam escolher entre proteger as pessoas ou a economia.

Além disso, o conselho pede acesso justo às vacinas. “Cada país deve obter uma alocação inicial de vacina suficiente para cobrir pelo menos 2% de sua população, para cobrir os profissionais de saúde da linha de frente”, diz o relatório.

O conselho também apela aos cidadãos comuns para que deem um passo adiante, responsabilizando seus governos e tomando precauções de saúde para proteger uns aos outros.

O planeta ultrapassou, nesta segunda-feira (14), a marca de 29 milhões de casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo dados do painel atualizado em tempo real pela universidade americana Johns Hopkins.

Criado no ano de 2018 em resposta às recomendações da Força-Tarefa para Crises Globais de Saúde do Secretário-Geral da ONU em 2017, o Quadro de Monitoramento de Preparação Global é um órgão independente de monitoramento que visa garantir a preparação para crises globais de saúde. *CNN Brasil







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.