Notícias

1 08/07/2020 09:59

O CPF de diversas pessoas tem sido usado indevidamente para solicitar o Auxílio Emergencial do Governo Federal, A fraude utiliza os dados dos cidadãos sem o seu conhecimento para fazer a inscrição no programa, com o objetivo de receber as parcelas de R$ 600 de forma ilegal.

Segundo apurou a nossa equipe de reportagem, dados pessoais de diversos amargosenses estão sendo utilizados para o cadastro e recebimento de forma indevida do auxílio emergencial.

Atualmente no município de Amargosa- BA existem um número muito grande de pessoas que caíram nesse golpe, o que preocupa as autoridades locais, segundo fontes da Polícia Civil o número de amargosenses que tiveram o CPF usado indevidamente cresceu muito no último mês.

A equipe do FM Vale entrou em contato com a agência que por telefone destacou que declarações só podem ser dadas pela superintendência da Caixa. O caso segue para investigação.

Essa situação acendeu o alerta de outros amargosenses que não tiveram o seu Auxílio aprovado.    

Qualquer cidadão que suspeitam de golpes utilizando seus documentos podem consultar a página oficial do benefício para saber se estão sendo vítimas dos criminosos.

Confira, a seguir, como saber se seu CPF foi usado para pedir o Auxílio Emergencial.

Passo 1. Acesse o site do Dataprev (consultaauxilio.dataprev.gov.br), preencha o formulário com CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento, confirme o captcha e pressione “Enviar”;

Passo 2. Caso a mensagem exibida seja “Requerimento não encontrado”, significa que o seu CPF não foi utilizado para pedir o auxílio;

Passo 3. Caso a consulta mostre algum resultado de solicitação, significa que o seu CPF foi usado para pedir o auxílio. Segundo o Ministério da Cidadania, as respostas podem ser: benefício aprovado, benefício não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos.

Caso identifique que o seu CPF foi usado indevidamente para solicitar o Auxílio Emergencial, registre uma denúncia no sistema Fala.Br  Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União (falabr.cgu.gov.br) ou ligue para 121 ou 0800 7070 2003.

 

 

Da Redação Vale FM

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 | 9 9803-1023 (Whatsapp) - Vale a pena ouvir!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.