Notícias

1 09/04/2020 13:55

Quem repassar informações falsas sobre a pandemia do coronavírus pode responder criminalmente pelo ato.

Um áudio de 1 minuto e 9 segundos sem identificação atribuído a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canavieiras em circulação nesta quinta-feira (9), no aplicativo de mensagens instantâneas What'sApp é fake news. Afirma Fernanda Bambolina, assessora de comunicação do município.

"Estão atribuindo o áudio a prefeitura, mas a mensagem não tem nome de Canavieiras, não é nossa, não fomos nós que fizemos", disse.

Em um trecho da mensagem falsa, amplamente difundida pelos usuários da rede social, há uma solicitação aos cidadãos canavieirenses que peçam a parentes e amigos de outras cidades para não virem a Canavieiras durante o feriado da Semana Santa, pois a entrada não seria permitida, além disso, o áudio alarmista apontava o fechamento das estradas vicinais como medida de proteção a  pandemia do novo coronavírus.

Segundo Bambolina, a mensagem fake news garante que caso o cidadão saísse da cidade, ao retornar ficaria em quarentena, contudo essas informações inverídicas atrapalham comunicados legítimos dos órgãos oficiais do município.

Antes de finalizar Fernanda pediu para que as pessoas não compartilhem conteúdos antes de checar a fonte

"Por favor, não compartilhar nada que vocês não tenham certeza de quem está mandando, de onde, quando foi gravado, e que possui fontes reais de informação como fontes oficiais", concluiu.

Vale salientar que pessoas que repassarem informações falsas sobre a pandemia do coronavírus podem responder criminalmente pelo ato.

 

Fonte: ASCOM-PMC







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.