Notícias

1 31/03/2020 10:00

O Rio Grande do Sul começa, nesta quinta-feira (2), a primeira grande pesquisa do país para detectar quantas pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus. 

Levantamento semelhante pode ser feito em todo o Brasil a partir do dia 9 de abril, de acordo com reportagem da Folha.

A pesquisa é desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) a pedido do governo gaúcho. O mesmo inquérito sorológico foi planejado para o país inteiro, após solicitação do Ministério da Saúde. O estudo precisa ser financiado e a empresa responsável pelo trabalho ainda será contratada.

No "inquérito sorológico", uma amostra da população será testada a fim de descobrir qual parcela da população brasileira foi contaminada, quantos desenvolveram a doença, quantos são assintomáticos e qual a verdadeira taxa de letalidade.

Os dados devem orientar ações de planejamento de medidas de combate à epidemia e decidir quando os brasileiros podem voltar gradualmente às suas atividades rotineiras. 

O estudo também é importante porque, ao estimar o número real de infectados, será possível saber quantas UTIs, ventiladores e outros equipamentos serão necessários para tratar os doentes em cada região do país. Ainda será possível saber qual o estágio da epidemia no Brasil e a velocidade do avanço.

No Rio Grande do Sul, serão testadas 4, 5 mil pessoas a cada duas semanas, a partir de 2 de abril, em quatro rodadas. No dia 4 de abril, será possível saber qual a parcela da população foi infectada no estado.

O Ministério da Saúde vai oferecer 20 mil testes para a pesquisa gaúcha e as duas primeiras rodadas serão financiadas pela iniciativa privada.​

Metro1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.