Notícias

1 19/02/2020 09:05

Em entrevista exclusiva com a Enfermeira e Coordenadora de endemias do município de Amargosa a Sra. Elisângela Dias Andrade ela destacou que os Agentes de Combate as Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica. No município de Amargosa os Agentes passam a cada 40(quarenta) dias nas residências realizando vistorias dos possíveis pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo Elisângela já era previsto uma aumento nos casos de dengue, “Uma vez que o verão está muito forte, junto com as chuvas propiciando um ambiente favorável na proliferação do mosquito” disse.

No município de Amargosa de Janeiro de 2020 até 17/02 foram registrados 55(cinquenta e cinco) casos suspeitos de dengue, que estão sendo analisados para uma possível confirmação. A coordenadora destacou que não a necessidade de pânico a prevenção e o combate ao mosquito ainda é a solução, “os casos estão dispersos no município, estamos intensificando nossas ações”, destacou.

Comentou ainda que há alguns empecilhos que dificultam o trabalho dos agentes de endemias um deles são os imóveis fechados no qual os moradores viajam ou estão no trabalho.

De acordo com Divino Valério Martins, coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do Ministério da Saúde, o papel dos agentes comunitários é fundamental, pois subsidia o planejamento estratégico do Ministério da Saúde, estados e municípios, colaborando na prevenção e na vigilância da saúde da sociedade.

Os principais sintomas da dengue são:

·         Febre alta > 38.5ºC.

·         Dores musculares intensas.

·         Dor ao movimentar os olhos.

·         Mal estar.

·         Falta de apetite.

·         Dor de cabeça.

·         Manchas vermelhas no corpo.

Como evitar a proliferação do mosquito:

Tome a vacina. A vacina contra dengue foi criada para prevenir a manifestação do vírus.
Evite o acúmulo de água.
Coloque tela nas janelas.
Coloque areia nos vasos de plantas.
Seja consciente com seu lixo.
Coloque desinfetante nos ralos.
Limpe as calhas.
Olhar atento a piscinas e aquários.
 

 

 

Da Redação Vale FM.

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.