Notícias

1 12/02/2020 16:26

Em grandes centros urbanos ou em pequenas cidades com o município de Amargosa- BA a educação no trânsito é um grande desafio.

Para os Amargosenses atingir esses objetivos, é vital um processo de conscientização, tanto de condutores como de pedestres. É preciso também que Escolas, Imprensa, Governo e Instituições contribuam para essa expansão da consciência da educação no trânsito.

Populares reclamaram que as campanhas educativas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) são cada vez mais escassas no município de Amargosa o que pode abrir precedentes nos maus hábitos no trânsito. Uma motorista inconformada falou como nossa equipe de jornalismo “Amargosa está muito melhor com a nova sinalização porque assim dá pra ver os imprudentes, e mais a cidade é pequena não precisa ter pressa durante o sinal”, disse

Educação no trânsito para Infanto-juvenil:

Por meio da educação no trânsito no ambiente escolar poderemos formar cidadãos mais conscientes e capazes de enfrentar a vida e o trânsito. Os Jovens e crianças devem ser instruídas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro.

Condutores:

O fator humano (humano-condutor, humano-pedestre) tem uma contribuição considerável como agente causador dos acidentes. O álcool e as demais substancias psicoativas causam reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio. Alguns hábitos viciosos como falar ao telefone dirigindo, não usar o cinto, em cidades interioranas como Amargosa acenar ou até mesmo parar o carro no meio da via pra conversar podem promover riscos em potencial.

Pedestres:

O Código de Trânsito orienta a forma mais adequada do pedestre circular pelas ruas, utilizando, sempre que existir, as calçadas, faixas de pedestres, passarelas, etc. Em determinadas áreas (como pontes), para que haja alguma proibição, é necessário que haja uma sinalização feita pelo órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via.

Bicicleta:

A bicicleta é um veículo de transporte como qualquer outros, sujeito a regras básicas de circulação. As proibições são claras não se pode andar na contra mão, furar sinal vermelho nem fazer conversão sem dar seta – a “seta”, no caso do ciclista, é um aceno com o braço. Outra norma geral é a de que, no trânsito, grandes veículos são responsáveis pela segurança dos mais frágeis. Ou seja, carros devem ter cuidado com motocicletas e bicicletas, e todos são responsáveis pelos pedestres. Por isso, carros que ameaçam ou não dão espaço a ciclistas cometem infração grave. Fonte: super.abril.com.br.

A equipe de jornalismo da emissora de Rádio Vale FM 102.3 entrou em contato com o CIRETRAN que atende o município de Amargosa mas não obtivemos respostas até o fechamento desta matéria.

 

Da Redação Vale FM.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.