Notícias

1 17/01/2020 10:20

O volume de encomendas internacionais que chegaram ao Brasil pelos Correios bateu recorde em 2019. E o de drogas apreendidas nelas também.

Na bancada da fiscalização, uma "caixona" de surpresas. A encomenda que veio dos Estados Unidos tinha quase meio quilo de maconha.

Só em 2019, a Receita Federal encontrou drogas em mais de três mil encomendas internacionais, que chegaram à central dos Correios em Pinhais, perto de Curitiba. É quase o dobro na comparação com 2018. A maior parte era maconha, haxixe e drogas sintéticas, como o ecstasy. Também aumentaram as apreensões de armas, peças de armamentos e de produtos falsificados.

A maioria dos remetentes e destinatários usa nomes falsos para atrapalhar as investigações. As armas são encaminhadas para o exército, as drogas para a Polícia Federal e os produtos falsificados são destruídos.

Uma unidade internacional dos Correios recebe 98% das encomendas de pequeno porte que chegam ao Brasil. Foram 78 milhões de remessas em 2019.

Cem por cento das encomendas passam pelos escâneres, aparelhos de raio-x que mostram o interior das embalagens. Sempre que suspeitam de algo, os funcionários separam os pacotes pra inspeção. E os que vêm da Inglaterra, Espanha e Holanda estão na mira da Receita: quase metade da droga apreendida aqui vem desses países.

Onde a tecnologia não resolve, o faro dá um jeito. Três cães agora ajudam os agentes a encontrar drogas no meio dessa pilha de pacotes.

"Dentro de carta, dentro de barra de chocolate, CD, joguinhos, brinquedos, por isso é muito importante o trabalho do cão, porque de repente passa um brinquedo no escâner, não consegue detectar alguma coisa, e com o trabalho do cão posteriormente a gente consegue pegar a droga", diz a delegada da Receita Federal, Cláudia Regina Thomaz.

G1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.