Notícias

1 06/11/2019 09:40

Fragmentos do óleo que atinge o litoral do Nordeste chegaram a Mucuri, no sul da Bahia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pela Defesa Civil da cidade. Mucuri é o município mais ao sul da Bahia e faz limite com o estado do Espírito Santo.

De acordo com a Defesa Civil de Mucuri, desde o início da semana são recolhidos pequenos fragmentos na praia de Costa do Atlântico, que fica ao lado da cidade baiana de Nova Viçosa, também já atingida pelo óleo. Segundo o órgão, o material ainda não foi pesado.

Equipes formadas por representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente, além de voluntários monitoram a região. Nesta quarta-feira, não houve registro de óleo no município.
Com o registro de fragmentos em Mucuri, sobe para 31 o número de cidades atingidas pelo óleo na Bahia, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que está com visitação suspensa até o 14 de novembro por conta da substância.

Além de Mucuri, as cidades afetadas são Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Conde, Jandaíra, Mata de São João, Lauro de Freitas, Camaçari, Ilhéus, Prado, Caravelas, Porto Seguro, Camamu, Belmonte, Valença, Nilo Peçanha, Jaguaripe, Alcobaça, Una, Ituberá, Uruçuca, Esplanada, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Cairu, Maraú, Itaparica, Vera Cruz e Entre Rios.

Na capital baiana, pequenos fragmentos foram encontrados nas praias de Amaralina, Ondina, Pituaçu, Patamares e Pedra do Sal, entre a terça-feira (5) e esta quarta. Equipes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) fazem a limpeza dos locais.

As manchas de óleo começaram a chegar no estado em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país. O Governo do Estado decretou situação de emergência, que engloba, até então, 21 municípios.

G1

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.