Notícias

1 22/10/2019 14:40

Quem buscou o significado da palavra 'professora' no Google nesta terça-feira (22) se surpreendeu com a definição apresentada pelo buscador. Um dos significados mostrados pela plataforma era "prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual".

A definição causou polêmica na internet, fazendo com que  a palavra professora se tornasse o termo mais procurado no Google. Após a constatação, muitos internautas passaram a reclamar do resultado. "É extremamente errado, desrespeitoso e ofensivo. De todos os problemas que a profissão já enfrenta, ainda vem alguém e faz isso", escreveu uma usuária do Twitter.

Uma campanha também foi iniciada para denunciar o resultado no site de buscas. “Lamentável. Mais uma vez a tecnologia foi usada como desserviço à sociedade e indexaram nos resultados do Google uma definição ofensiva para a palavra professora. Pesquisem por "definição de professora" no Google e cliquem em feedback para denunciar", pediu um internauta.

Em busca realizada na plataforma às 13h desta terça-feira o resultado foi: "Professora. Substantivo feminino. 1. mulher que ensina ou exerce o professorado. 2. Brasileirismo-Brasil. N.E. infrm. prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual.".

Para a palavra professor, os significados mostrados são "aquele que professa uma crença, uma religião" e "aquele que ensina, ministra aulas".

Definição é antiga e ainda está nos dicionários

De acordo com o site Correio Braziliense, o Google informou que trabalha para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, que são exibidos diretamente na busca. "Os resultados incluem usos coloquiais que podem causar surpresa, mas não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros que são os especialistas em linguagem. Reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo", informou a plataforma. 

De fato, de acordo com o Correio Braziliense, em diversos sites on-line de dicionários a definição que causou polêmica aparece. Entre eles, as versões digitais de Houaiss, Michaelis, Aurélio e Aulete. Também foram consultadas edições impressas de 1999 e 2010 do Dicionário Aurélio e de 2009 do Houaiss. Nas três, também ocorre o registro de prostituta como um dos possíveis significados de professora.

Correio







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.