Notícias

1 08/10/2019 14:30

Subiu para cinco o número de cidades baianas atingidas pela mancha de óleo que afeta o litoral do Nordeste, nesta terça-feira (8). O último lugar a ter o registro foi Praia do Forte, que fica no município de Mata de São João, com base em informações confirmadas pela Marinha.

Além de Mata de São João, as cidades atingidas pelo óleo são: Jandaíra, Conde, Esplanada e Entre Rios. Em Jandaíra, que foi o primeiro município com registro da mancha no estado, há dois pontos de contaminação, e as demais possuem um cada, totalizando cinco praias afetadas.

Os municípios ficam no litoral norte do estado. De acordo com Projeto Tamar, que atua na preservação de espécies marinhas em extinção, três tartarugas foram encontradas na praia de Mangue Seco, em Jandaíra. Elas estavam contaminadas pela substância, que ainda não teve procedência identificada.

Os animais foram levados para a cidade de Aracaju, onde uma das tartarugas morreu na segunda-feira (7) e outras duas seguem em observação.

Nesta terça-feira, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou que pesquisadores do Instituto de Geociências da instituição estão investigando o óleo em laboratório, e integrantes do Instituto de Biologia estão atuando na região para tentar reduzir os danos ao meio ambiente, vida marinha e litorânea.

Manchas de óleo

As manchas chegaram no estado na última quinta-feira (3), quase um mês após o início do problema no país. Mais de 130 praias já foram afetadas pelo problema em todo o Nordeste. Há registro em todos os nove estados da região. A Bahia foi o último a ser atingido.

O Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartaruga, para preservar os animais que são desovados na Bahia. Segundo o Projeto, os filhotes correm risco de morte se entrarem em contato com a substância.

Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que há uma suspeita de o óleo ter sido despejado "criminosamente" no litoral. Ainda segundo o presidente, o volume da substância não é constante. O que se sabe é que o óleo não é produzido no país.

G1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.