Notícias

1 21/09/2019 07:00

Evento acontece em 48 cidades de todo o país para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico

Vera Cruz, além de Salvador, foram escolhidos para receber a segunda edição do Festival Paralímpico, neste sábado (21/9), das 8h às 12h. Em Vera Cruz, as atividades acontecem no Colégio Municipal do distrito de Tairu. O evento comemora o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 de setembro. Na capital baiana, será no Núcleo de Educação Física da Ufba, em Ondina. O evento está em sua primeira edição, e é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

As 300 pessoas que vão participar das atividades poderão experimentar o esporte adaptado nas modalidades paraolímpicas de bocha, futebol de 5 e atletismo. Além de Salvador e Veracruz, a ação do Comitê Olímpico Brasileiro (CPB) acontecerá em todo o país, com atividades em 70 cidades. O objetivo é levar a experiência de modalidades paraolímpicas a cerca de 15 brasileiros, sendo 11 mil crianças de 10 a 17 anos.

O dia do Atleta Paralímpico, neste sábado, será comemorado em grande estilo por todo o país. Em 48 cidades do Brasil, cerca de 7.200 crianças, com faixa etária entre 10 e 17 anos, poderão experimentar o esporte adaptado. 

Entre as modalidades disponibilizadas para experimentação estão atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebral), goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Na Bahia, a experiência acontecerá com atletismo, futebol de 5 e vôlei sentado.
- A iniciativa de criar o Festival Paralímpico visa dar a crianças de todo o Brasil o primeiro contato com o esporte paralímpico. Estaremos nos 26 Estados e no Distrito Federal, no que será um passo de imensurável importância para a massificação do Movimento. Será uma maneira de celebrarmos nossos maiores ídolos e fomentarmos o esporte em sua iniciação - disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, ex-atleta da Seleção Brasileira de futebol de cegos, melhor do mundo na modalidade em 1998, e bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008).
 
Confira os locais do evento na Bahia
 
Cidade: Salvador
Universidade Federal da Bahia UFBA;
Modalidades: Atletismo, futebol de 5 e vôlei sentado.

Cidade: Vera Cruz
Colégio Municipal de Vera Cruz;
Modalidades: Atletismo, futebol de 5 e vôlei sentado.

Dia do Atleta Paralímpico

Criado em  2012, por meio da Lei 12.622, a escolha da data deveu-se à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989. A implementação da Lei, além de homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, objetiva também ser uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.