Notícias

1 11/09/2019 14:50

Um novo golpe do WhatsApp mira os trabalhadores interessados no saque imediato de R$ 500 do FGTS, que começa a ser liberado na próxima sexta-feira, dia 13 (para poupadores da Caixa nascidos de janeiro a abril). Segundo o dfndr lab — laboratório especializado em segurança digital —, o golpe já atingiu mais de 130 mil pessoas em apenas dois dias. As falsas mensagens sobre Fundo de Garantia também vêm sendo disseminadas por e-mail e SMS (torpedo). Quem receber um conteúdo como esse deve eliminá-lo imediatamente.
 
Segundo o dfndr lab, ao clicar no link da falsa mensagem, o usuário é incentivado a responder a uma breve pesquisa, com perguntas como: "Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?" ou "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses". Seja qual foi a resposta, o internauta é incentivado a compartilhar o texto com dez amigos para conseguir a liberação do dinheiro. Para ter mais credibilidade, a mensagem traz até comentários de supostos trabalhadores.
 
De acordo com o laboratório, o objetivo é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações no celular, com outros golpes, abrindo um canal de comunicação direta com os cibercriminosos.

Um outro texto enviado por golpistas simula um comunicado da Caixa Econômica Federal e diz que o banco identificou a existência de duas contas em nome do destinatário e que, por isso, o sistema teria unificado os saldos.
A mensagem sugere que o internauta clique no ícone "Extrato FGTS atualizado" para verificar o saldo total disponível após a unificação das contas. Afirma ainda que, em seguida, o usuário verá orientações sobre como proceder para o saque, incluindo uma "chave de autenticação necessária para liberação" do dinheiro.
Em geral, ao acessar esses links indicados nas mensagens, as pessoas são direcionadas a uma nova página. Esse golpe é conhecido como phishing. Por meio dele, os usuários são levados a fornecer dados pessoais e senhas. Também são estimulados a compartilhar o conteúdo com amigos.
Um outro golpe disseminado pelo WhatApp chama a atenção para uma suposta liberação de R$ 1.760 do FGTS, induzindo o destinatário a compartilhar a mensagem com cinco amigos. Esse conteúdo não deve ser repassado.
Banco não envia mensagens
A Caixa Econômica Federal já informou, no entanto, não envia mensagens nem pede a confirmação de dados dos trabalhadores por WhatsApp, e-mail ou SMS. Para obter informações a respeito da liberação de recursos do FGTS, cabe ao interessado entrar em contato com o banco por meio do site, do telefone ou do aplicativo do Fundo de Garantia.
Como fazer a consulta do valor a receber de FGTS
A Caixa Econômica Federal lançou uma nova versão do app FGTS, disponível para download nas lojas App Store e Google Play. Por meio dessa ferramenta, o trabalhador poderá verificar o valor a receber e a data prevista para o saque imediato, assim como outras informações.
Além disso, o banco criou um serviço exclusivo no site fgts.caixa.gov.br. Nesta página, é possível checar o valor a receber, a data de liberação do saque de acordo com o mês der aniversário e os canais disponíveis para a retirada.
Em caso de dúvida, os interessados ainda podem ligar para a central de atendimento criada exclusivamente para fornecer informações sobre o saque imediato. O telefone é 0800-724-2019.
Como evitar golpes
- Para verificar se um link é verdadeiro, basta entrar em contato com a empresa ou órgão citado.
- Também é importante manter um bom antivírus instalado no celular.
Já clicou no link?
- Segundo orientações do dfndr lab, caso o usuário tenha clicado em algum link malicioso, a recomendação é entrar em contato com sua operadora de telefonia para cancelar qualquer serviço de SMS pago que o hacker possa ter contratado.
- Depois, é importante passar o antivírus no celular, para identificar possíveis malwares (programas maliciosos) instalados.
- Em seguida, é necessário remover a permissão de notificações do Chrome, para que não receba novas mensagens de golpe no telefone.
O Globo






Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.