Notícias

1 21/07/2019 08:13

Ao contratar um plano que daria mais visibilidade a um anúncio através da OLX, uma moradora de Salvador recebeu uma mensagem, supostamente da empresa, solicitando que ela enviasse um código de seis dígitos encaminhado para ela através de SMS. Foi aí que o golpe começou.

O código eram vários números enviados pelo WhatsApp. Uma vez digitado, outro aparelho passou a ter acesso à conta dela. Ela perdeu o acesso ao app e no lugar dela, um estranho passou a ter acesso às conversas, contatos e todas as informações.

O estelionatário que se passou por ela pediu dinheiro a amigos e parentes. Uma amiga transferiu R$ 1.590 para um terceiro. O caso terminou com depósito em contas de pessoas do estado de São Paulo, que rapidamente retiram a quantia.

Na Bahia, diversas delegacias registraram ocorrências de vítimas. De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), episódios foram mais frequentes nos últimos dois meses - maio e junho. 

Até agora, ninguém foi preso na Bahia. A Polícia Civil não identificou quadrilhas com base no estado, já que as contas dos estelionatários que aplicam golpes aqui são de São Paulo e do Maranhão.

De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, as delegacias da capital e do interior estão sendo orientadas a como agir. 

Confira dicas da Safernet para fazer comprar e vender online com segurança:

1. Pesquise
Conheça com quem está negociando. Faça uma busca nas redes e nos sites de compras de comentários sobre o produto e a empresa.

2. Evite atalhos
Evite entrar nas lojas através de propagandas por e-mail ou links indiretos. Ficou animado com a promoção? Digite o nome da loja no navegador e procure o produto para conferir se realmente existe a oferta.

3. Tenha privacidade
Evite comprar de computadores ou dispositivos compartilhados com estranhos (ex: Lan House, Computador coletivo da empresa ou escola).

4. Segurança
Ao entrar no site da loja, confira se a página é criptografada – identificada pela presença do ‘S’ no ‘HTTP’, o https://.- Se estiver usando sua rede Wi-Fi, confira se é criptografada com WPA2. Evite comprar ou acessar o banco por redes públicas e abertas de Wi-Fi, pode ser muito fácil roubar seus dados.

5. Seja discreto
Nos cadastros, compartilhe o mínimo necessário os dados. Revele apenas os campos obrigatórios e use senhas seguras.

6. Guarde o comprovante
Salve sempre os comprovantes da compra com o Protocolo da transação e detalhamento do preço e produto.

7. Use sites seguros
Para acessar as contas de bancos, use o endereço específico para instituições cadastradas no Banco Central: www.nomedobanco.com.br  Apenas Bancos oficiais podem usar este endereço e isso evita falsos sites.

8. Apague a memória
Evite deixar seus dados bancários salvos nos navegadores ou no próprio site de compra.

9. Seus direitos
Como em qualquer outra transação fora da Internet, os Direitos dos Consumidores valem na rede sempre para empresa com escritório no Brasil.

10. Fora do país
Para comprar em sites internacionais, confira antes a reputação deles e a experiência de outros brasileiros nas compras

*Com informações do Correio







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.