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1 18/06/2019 14:00

O período junino em Santo Antônio de Jesus se transformou na gestão atual e se profissionalizou, tanto na forma como é realizado quanto na transparência, principalmente no que diz respeito à contratação das atrações e prestadores de serviços. Desde que começou a preparar o primeiro São João de SAJ sob sua gestão, em 2017, o atual prefeito, Rogério Andrade (PSD), instituiu algumas regras que modernizaram e tornaram claras todas as etapas da produção.

A primeira delas foi definir que todos os artistas locais fossem contratados via edital e a seleção de quem se apresentaria seria feita por uma comissão. A seleção acontece na procuradoria, por comissão formada por representante do Conselho Municipal de Cultura, por um procurador concursado e por um músico.

Além disso, os cachês de quem se apresenta nos diversos espaços do evento foram equiparados, evitando privilégios de qualquer tipo. Todos os artistas e bandas, sejam os 18 que se apresentaram no Trezenário, as 12 bandas dos palcos Gonzagão e Dominguinhos, as 20 da Vila do Forró, a do Forró da Criança, a do Forró do Idoso, as 8 do Palco Chico Science ou os 35 grupos que se apresentam nas demais praças, bairros e zona rural, foram contratados via edital e vão receber seus pagamentos de acordo com o local onde se apresentarem.

Em relação à contratação das atrações de porte nacional, a Secretaria de Cultura excluiu as tratativas com intermediários. Essa decisão trouxe uma significativa economia nos últimos três anos, se comparados aos gastos da gestão anterior.

Só para se ter uma ideia, o valor de recursos próprios investidos na contratação dos artistas que se apresentaram em todos os diferentes espaços, incluindo os dois palcos principais nos dois primeiros anos da gestão foram bem menores se comparados com os dois primeiros anos da gestão anterior: em 2017 as contratações custaram R$ 1.720.000,00 para os cofres públicos e em 2018 R$ 1.648.000,00. Comparados os valores com o que foi gasto em 2013: R$ 3.178.206,00 e em 2014: R$ 4.006.276,00, o município conseguiu fazer uma economia de R$ 3.816.482,00.

A economia possibilitou um investimento maior na organização, infraestrutura e segurança da festa, desde 2017, profissionalizando o evento e fazendo com que o São João de Santo Antônio de Jesus recebesse os prêmios por dois anos consecutivos de Melhor Organização, Melhor Estrutura e Maior Visibilidade em concurso realizado pelo Jornal Correio da Bahia e pelo Site São João da Bahia.

Todas as outras atividades e estruturas que envolvem o São João de SAJ são contratadas através de processo licitatório e desde o primeiro ano qualquer recurso de patrocínio só pode ser captado através de conta específica para esse fim e por pessoas ou empresas credenciadas via edital, ou por representante da gestão.

“Nossa expectativa é fazer um São João ainda melhor que os anos anteriores. Mais uma vez teremos uma festa para todos os públicos, em vários espaços, com atrações musicais e outras atividades, como a Feira de Economia Solidária, e ainda o São Pedro da Sapucaia, também com uma grande estrutura. Trabalhamos intensamente para garantir um evento grandioso sem perder de vista a responsabilidade com os recursos públicos”, afirma o prefeito Rogério Andrade.

A expectativa de público parao São João de SAJ passa de 100 mil pessoas por dia. Para atrair tantos visitantes, a cidade montou uma programação intensa de shows, que vai de 20 a 24 de junho, com nomes como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Simone & Simaria e Solange Almeida. São 29 atrações se revezando nos dois palcos principais, além de outras 90 entretendo turistas e moradores nos diferentes espaços da festa, garantindo 250 horas de música.

 







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