Notícias

1 16/02/2019 13:20

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, afastou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que levou o corpo de Edilberto Lopes Batista, de 51 anos, para casa da família dele, após o homem passar mal e morrer em uma clínica particular da cidade.

A situação ocorreu na última quarta-feira (13). Edilberto passava por uma endoscopia, quando teve o mal-estar. O Samu foi chamado para socorrer o homem, mas, quando chegou no local, constatou a morte. Em seguida, o corpo de Edilberto foi colocado na viatura, levado para a casa dele e deixado no sofá da residência.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que abriu uma sindicância para apurar o caso, e que a equipe ficará fora de serviço até que as investigações sejam finalizadas. A comissão de sindicância é formada por cinco pessoas integrantes da secretaria. O prazo para conclusão da apuração é de 30 dias.

O caso também está sob investigação da 2ª Delegacia de Feira de Santana. De acordo com a delegada Bianca Torres, foi pedido um laudo de necropsia para apurar as causas da morte de Edilberto. A delegada informou também que vai ouvir a família, os médicos do Samu que estavam no plantão e a equipe que fez o exame da vítima na clínica.

Caso

De acordo com a família, Edilberto morreu por volta das 11h da quarta-feira, no Instituto de Doenças do Aparelho Digestivo (Idad). Ele estava realizando a endoscopia, por conta de dores no estômago, quando se sentiu mal. A clínica que acionou o Samu.

"O Samu já deixou o corpo dentro da residência sem comunicar a ninguém. Largou lá como se fosse um indigente, como se não existisse familiar. E mandou que a família fosse buscar um atestado de óbito lá no Samu", disse Jodailton de Almeida, cunhado de Ediberto.

Sem entender o que estava acontecendo, familiares de Edilberto acionaram a polícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana esteve no local e fez a remoção do corpo do homem. Edilberto foi enterrado na tarde da quinta-feira (14), no Cemitério São joão Batista, em Feira de Santana, sob muita comoção.

Os familiares de Edilberto contam que ele não tinha nenhum problema de saúde, e tentam entender o que houve. Segundo a família, nenhum explicação foi dada pela clínica e nem pelo Samu.

"Prestamos queixa e vamos correr atrás, vamos lutar por aquilo que fizeram com o corpo de meu irmão", contou Miguel Arcanjo Batista, irmão de Edilberto.

Na quarta-feira, a reportagem da TV Subaé tentou gravar entrevista com o Samu, mas a direção do órgão preferiu divulgar uma nota, informando que a médica que atendeu Edilberto considerou que a morte do paciente teria sido natural e, nesse caso, o procedimento é entregar o corpo à família.

Já a clínica que realizou o exame disse, em nota, que a endoscopia foi feita sem nenhum problema e só depois o paciente teve uma parada cardiorrespiratória.

O estabelecimento informou também que tentou reanimar Edilberto e acionou o Samu, que continuou o atendimento, mas não teve êxito.

G1







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.