Notícias

1 26/01/2019 00:00

Gilmar Nogueira contou com o apoio do Prefeito Rogério Andrade na eleição para dirigir a entidade

Cristina Pita

A escolha do segundo presidente para o Consórcio Intermunicipal de Saúde - Reconvale, criado entre o Governo da Bahia e os prefeitos da região do Recôncavo Baiano, com a atribuição de gerenciar a Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus, aconteceu na manhã desta sexta-feira (25/1) no Hotel Pena Branca.

O evento que marcou a escolha consensual dos prefeitos Gilmar Nogueira (PSD), de Itatim, e Wellington Vieira (PSD), de Muniz Ferreira, respectivamente presidente e vice, contou com a participação dos prefeitos que integram o consórcio.

Gilmar Nogueira e Wellington Vieira, presidente e vice do Reconvale

Dos 27 prefeitos que integram a entidade, 17 estavam presentes, um mandou o vice e os demais representantes, como o prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga (PSD), que, por estar em viagem, foi representando no colegiado pela secretária municipal de Saúde, Sueli Sobral.

Santo Antônio de Jesus, por ser a cidade polo, é sede da Policlínica que oferece 17 especialidades médicas para atender toda a região Recôncavo e Vale do Jequiriçá. No Consórcio, os municípios da região se juntam para ratear os custos com a assistência em saúde de acordo com a população de cada cidade.

O prefeito de Itatim, Gilmar Nogueira contou com o apoio do colega de Santo Antônio de Jesus, o prefeito Rogério Andrade, para presidir o colegiado de prefeitos que gerenciará a Policlínica Regional. Gilmar Nogueira, conhecido popularmente como Tingão, eleito por unanimidade e com chapa única, além de correligionário, é amigo pessoal de Rogério Andrade e foi colega de faculdade. Apoiou o ex-deputado no seu primeiro mandato como prefeito de Itatim e agora, no segundo, apoiou Rogério Andrade Filho (PSD), com uma votação ainda mais expressiva.

Sobre o Consórcio

O Consórcio foi criado em janeiro de 2017, quando as obras da Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus começaram, e reúne 28 municípios do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá. O estatuto do consórcio prevê eleições para presidente e demais cargos a cada biênio.

A primeira eleição aconteceu em janeiro de 2017 quando o Prefeito Rogério Andrade foi eleito Presidente. Rogério fez uma breve retrospectiva e prestou contas das conquistas aos presentes. “Lutamos para trazer a Policlínica para a região e em especial aqui para SAJ. Acompanhamos desde o lançamento da pedra fundamental, até a inauguração da unidade. Inauguramos a sede no dia 15/06/2018 e de lá para cá já atendemos 28.308 pacientes", disse o prefeito.

Segundo informou Rogério Andrade, que ficou dois anos à frente do Consórcio, foram 10.417 consultas médicas e 17.891 exames e procedimentos até dia de ontem (quinta, 24). São 13 especialidades e 26 médicos especialistas. "Além disso, já estamos fazendo biopsia (gastro, colono, pele e ginecológica) e pequenos procedimentos. A nossa preocupação sempre foi a economicidade do recurso público e com isso conseguimos pagar os fornecedores em dia, pagar o salário dos servidores em dia, pagamos o salário e o décimo terceiro antecipadamente em dezembro e hoje deixamos em caixa R$ 1.795.488,72 (Hum milhão setecentos e noventa e cinco mil, quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dois centavos)”, destacou Rogério Andrade.

Confira as entrevistas na íntegra:







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.