Notícias

1 18/04/2024 08:21

A Polícia Federal realiza uma operação de combate a crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na manhã desta quinta (18).

Segundo informações da corporação, os crimes envolvem a contratação de uma empresa pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.

As investigações da 'Operação Teatro Mambembe' tiveram início em 2022. Elas apontam a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade.

Além disso, a PF verificou que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, os quais não tinham nenhum vínculo com a empresa contratada. Uma espécie de terceirização informal que resultou na precarização dos serviços prestados.

A empresa investigada vem atuando desde 2019 e foi beneficiária de contratos que somam mais de R$ 50 milhões.

Execução da operação pela Polícia Federal
A Polícia Federal está cumprindo 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Salvador.

Os investigados responderão pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação (art. 337-F), Fraude em licitação ou contrato (art. 337-L), Corrupção passiva (art. 317); Estelionato (art. 171); Falsidade Ideológica (art. 299) e Associação Criminosa (art. 288) todos do código penal.







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.