Notícias

1 23/06/2018 15:10

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, no próximo mês, a fazer as avaliações de recursos de pedidos de aposentadoria de forma automática, o que deve diminuir consideravelmente o tempo de resposta ao segurado. As análises de recursos são feitas quando o órgão nega o pedido de benefício, e o trabalhador entra com pedido de nova apreciação. O novo sistema vai valer para solicitações de aposentadorias por idade e tempo de contribuição.
 
De acordo com o INSS, se o sistema apontar que a reclamação do segurado é procedente, o benefício será concedido de forma automática, assim como já funciona com as aposentadorias, desde o ano passado. Caso exista alguma inconsistência, só aí o processo seguirá para análise de uma Junta de Recursos.
 
Atualmente, todos os processos de recursos precisam passar pela análise de servidores, para somente depois serem enviados para julgamento. Esse processo faz com que os pedidos de recursos tenham tempo médio de resposta muito alto, o que o INSS quer sanar com o novo serviço. No caso do Rio, o tempo médio de espera para resposta pode superar os 100 dias, e a meta do órgão é diminuir o tempo de análise para no máximo 30 dias, nos próximos meses.
 
Para pedir uma reavaliação do caso, o cidadão pode fazer a solitação pelo telefone 135, no site do INSS ou em um dos postos de atendimento.

O Globo







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.