Colunas

1 09/06/2020 10:15

Pronto para elaborar o seu planejamento orçamentário? Não se assuste com essa palavra grande, pois ela irá auxiliá-lo na realização de seu sonho dentro de um mês, semestre, etc. a depender do tamanho dos seus objetivos. Esse planejamento pode ser seu ou da família, neste caso o ideal é que a família participe e esteja consciente das decisões tomadas.  Não é uma tarefa simples, mas treinando você consegue, acredite!  Para facilitar, este exercício é para um planejamento orçamentário mensal.  Vamos começar!

Defina o que você quer alcançar daqui a um mês - esse será o seu objetivo.   Pode ser pintar a casa ou trocar o óleo do carro.  Em seguida, veja o valor necessário para alcançar esse objetivo, e não se esqueça de sempre anotar os dados. 

Depois, verifique direitinho quanto você recebeu nos últimos seis meses. Some tudo e divida também por seis para encontrar o valor médio mensal do seu ganho.    

Próximo passo é identificar todos seus gastos dos últimos seis meses. Some tudo e depois divida por seis. Se você não tiver essas informações, pegue as anotações do que gastou mês passado – e esse montante será o seu gasto mensal.  É importante acrescentar um valor para imprevistos (como remédios), e, se possível, também adicione recurso para poupar/investir.

Agora, faça esta breve continha: o valor do seu ganho menos o valor do seu desembolso (gasto + imprevisto + poupança/investimento).  O resultado é suficiente para alcançar o seu objetivo?  Se for, ótimo! Basta manter esses ganhos e desembolsos que o seu objeto será alcançado.  Mas, se não for, você precisa fazer ajustes: aumentar o que ganha e/ou gastar menos. Você também pode mudar o seu objetivo para outro mais barato, mas isso não é o ideal. Se desafie e busque alternativas para não abandonar o seu sonho.   Atenção!  Caso algum dado mude (entrada ou desembolso aumentar/ reduzir), você precisará revisar o seu orçamento.

Essa é uma tarefa saudável e que exige disciplina, determinação e foco.  Você pode anotar no papel, usar planilhas ou aplicativos - o que fica melhor para você.  Planejamento orçamentário é um processo contínuo, pois assim que você alcançar um objetivo já poderá traçar outro, e, dessa maneira, você estará construindo o seu futuro desejado de forma planejada.  Não existe um modelo perfeito, mas aquele que será sua estratégia para realizar o seu sonho.   Você se confundiu com as palavras desembolso, gasto, despesa e custo?  Achou que tudo é a mesma coisa?  Semana que vem verá que são diferentes e que esse entendimento pode ajudá-lo na redução dos seus gastos. Até breve!


Categorias

 Meu DinDin - Como realizar seus sonhos 






Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 | 9 9803-1023 (Whatsapp) - Vale a pena ouvir!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.